segunda-feira, 10 de agosto de 2009

MATÉRIA MELHOR DO VOLEI 27/06/2009


Janina Déia Chagas - Para recolocar Macaé no mapa do voleibol Nacional

Quando se pensa no nome Janina Déia Chagas da Conceição logo vem à cabeça qualidades como dedicação, garra, perseverança, força de vontade, superação dos próprios limites. Marcas que fizeram dela uma atleta vitoriosa, que de questionada por muitos profissionais da área tornou-se peça fundamental da seleção brasileira de sua época, vencendo muitos torneios importantes e chegando ao pódio com a medalha de bronze nas Olimpíadas de Sidney em 2000.


Todos estes predicados Janina empresta agora para sua nova empreitada profissional como gestora de projetos esportivos. Atualmente Janina coordena o projeto de voleibol da Associação Recreativa dos Esportes de Macaé-RJ – ARESPORT que está patrocinado pela empresa macaense West Group, que atua desenvolvendo projetos e realiza consultoria e treinamentos industriais.
O primeiro objetivo deste projeto é montar uma equipe adulta para disputar o estadual carioca de voleibol feminino.

Entusiasmada com projeto, Janina diz que o principal foco é conseguir montar uma boa equipe para competir no estadual e aumentar os desafios e compromissos para o próximo ano, com objetivo principal de disputar a Superliga na temporada 2010/2011. Neste momento Janina espera conseguir agregar atletas jovens que desejam mostrar seu valor e mesclar com atletas mais experientes para ter uma equipe que equilibre a garra e vigor da juventude, com a consciência de quem já conhece as veredas do esporte.
Para explicar o sentimento da agora coordenadora Janina, nada melhor que suas próprias palavras: “Em minha vida de atleta e agora como coordenadora do projeto tive a sorte de ter boas oportunidades para mostrar meu trabalho e realizar meus objetivos. Com este novo projeto desejo construir um trabalho objetivo para oportunizar a muitas pessoas as chances que tive para crescer como atleta e profissionalmente”.
O fato de Janina abrir espaço para novas atletas aponta para a possibilidade de desenvolver também um trabalho voltado para equipes de base nas próximas temporadas para que o material humano das futuras formações da equipe adulta possa ser fruto local deste projeto. “Me identifiquei muito com a área administrativa do esporte. Agora do lado de fora da quadra posso me dedicar para possibilitar às atletas que tiverem vontade para poderem se destacar, o trabalho e estrutura necessárias para que possam atingir seus objetivos ” Janina encerrou sua carreira de atleta em 2005 ao descobrir que estava grávida de sua primeira filha.


Em 2007 iniciou sua atividade como gestora do projeto social por meio do esporte da Secretaria de Esportes de Campos, município do estado do Rio de Janeiro Embora tenha sido um trabalho curto, entre os anos de 2007 e 2008, o projeto atendeu mais de 150 crianças utilizando o esporte como instrumento de transformação social e promotor de educação. Trabalho que já rendeu frutos pois algumas das atletas que integraram o projeto que trabalhou em Campos também participarão da peneira para o time adulto de voleibol de Macaé com boas chances de serem aproveitadas.
Alessandro Bóia - Melhor do Vôlei